sexta-feira, 3 de junho de 2011

7 Fichamento

Abscessos dentários periapicais em leitões com síndrome multissistêmica do definhamento

Felipe L. Koller;Sandra M. Borowski; William Asanome; Gisele Hein; Franco L. Lagemann; David Driemeier; David Emilio S.N. de Barcellos


“O corte ou desgaste dos dentes de leitões recém-nascidos (3os incisivos e caninos) é uma prática comum que visa reduzir a prevalência de lesões cutâneas (leitões) e mamárias (matrizes). Essa prática de manejo é realizada nas primeiras horas de vida e pode causar remoção ou fratura do esmalte dentário e, assim, predispor à infecção bacteriana, através dos túbulos dentinários ou por exposição pulpar direta.”
“A síndrome multissistêmica do definhamento (SMD) é associada com a infecção pelo circovírus suíno 2 e com outros fatores relacionados ao manejo (Rose et al. 2003).”
“Para o exame dos dentes inferiores, a mandíbula foi separada do restante da cabeça e foram feitos cortes seriados, com o podão, no sentido dorso ventral, caudalmente ao ponto de eclosão de cada dente.”
“As bactérias mais freqüentes nas amostras de abscessos periapicais pertenceram ao gênero Streptococcus que inclui espécies colonizadoras de mucosas, intestinos e pele de animais e que, sob condições apropriadas, podem oportunisticamente produzir doença (Timoney et al. 1988).”
“Nesse estudo, se empregou o critério da predominância de tipo colonial para determinar a bactéria causal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário